Imposto sobre opções de estoque na bélgica


Bélgica - Imposto sobre o rendimento.


Tributação de executivos internacionais.


Conteúdo Relacionado.


Retornos fiscais e conformidade.


Quando os retornos de impostos são devidos? Ou seja, qual é a data de vencimento do retorno de imposto?


30 de junho para residentes e, em princípio, 30 de setembro para não residentes. Datas posteriores podem ser aplicadas ao arquivar eletronicamente. As datas exatas são determinadas pelas autoridades fiscais a cada ano e podem variar.


Quais são os requisitos de conformidade para declarações fiscais na Bélgica?


Todos os indivíduos residentes na Bélgica e indivíduos não residentes tributados sobre a renda de origem belga são obrigados a apresentar uma declaração de imposto anual. O governo, em princípio, emite um formulário de retorno de imposto para cada contribuinte.


Para os residentes, os seus depósitos são devidos no prazo de um mês após a recepção do formulário de imposto das autoridades fiscais e, em princípio, o mais tardar em 30 de junho do ano seguinte ao ano de resultado. Os contribuintes residentes devem obter os formulários necessários do Ministério das Finanças se não os tiverem recebido até 1 de junho. Os contribuintes residentes podem optar por arquivar seu retorno eletronicamente. O não cumprimento do requisito de apresentação dá origem a uma multa e / ou penalidade e também pode resultar em tributação em uma base estimada.


Em princípio, a legislação belga prevê que os empregadores deduzem uma retenção na fonte dos salários a pagar aos trabalhadores, conforme determinado pelas tabelas de impostos prescritas. A diferença entre o passivo fiscal final ea retenção na fonte é pagável ou reembolsável no prazo de dois meses após o recebimento da avaliação tributária. A avaliação fiscal é, em princípio, emitida antes de 30 de junho, dois anos após o ano de resultado.


As pessoas casadas ou que vivem legalmente são obrigadas a apresentar sua declaração de imposto conjuntamente, exceto o ano do casamento, o ano da declaração de coabitação legal ou se eles estão vivendo separadamente. Os cônjuges e os parceiros legalmente conviventes são tributados separadamente em todos os rendimentos. Se o parceiro cônjuge / legalmente convivente não funcionar, até 30% da renda de emprego líquida do parceiro trabalhador / legalmente convivente é atribuível ao parceiro que não trabalha / parceiro legalmente convivente. (Esta dotação é limitada a "EUR 10.490" anualmente em 2017).


O rendimento de crianças menores é relatado na declaração de imposto dos pais, desde que vivam com seus pais, a menos que seja renda comercial ou pensão alimentícia.


Não residentes.


Para os não residentes, o prazo de apresentação é, em princípio, 30 de setembro do ano seguinte ao ano de resultado. Os contribuintes não residentes também devem obter os formulários necessários do Ministério das Finanças, se não os tiverem recebido a tempo. Os contribuintes não residentes também podem optar por arquivar seu retorno eletronicamente.


Em princípio, a legislação belga prevê que os empregadores deduzem uma retenção na fonte dos salários a pagar aos trabalhadores, conforme determinado pelas tabelas de impostos prescritas. A diferença entre o passivo fiscal final ea retenção na fonte é pagável ou reembolsável no prazo de dois meses após o recebimento da avaliação tributária. A avaliação fiscal é, em princípio, emitida antes de 30 de junho, dois anos após o ano de resultado. Em circunstâncias factuais específicas, não há obrigação de deduzir a retenção na fonte sobre os salários pagos aos não residentes.


As pessoas casadas ou que vivem legalmente são obrigadas a apresentar sua declaração de imposto conjuntamente, exceto o ano do casamento, o ano da declaração de coabitação legal ou se eles estão vivendo separadamente. Os cônjuges e os parceiros legalmente conviventes são tributados separadamente em todos os rendimentos. Se o parceiro cônjuge / legalmente convivente não funcionar, até 30% da renda de emprego líquida do parceiro trabalhador / legalmente convivente é atribuível ao parceiro que não trabalha / parceiro legalmente convivente. (Esta dotação é limitada a "EUR 10.490" anualmente em 2017). Esta alocação, bem como as remunerações pessoais federais e os créditos tributários federais, apenas se aplicam aos contribuintes que tenham pelo menos 75% de seu rendimento mundial tributável na Bélgica ou contribuintes que possam reclamar isenções (parciais) com base em um tratado tributário. Dependendo do fato de que o contribuinte seja residente de outro Estado membro da EER (sem incluir a Bélgica), ele / ela poderá reivindicar créditos fiscais (parcial) também.


O rendimento de crianças menores é relatado na declaração de imposto dos pais, desde que vivam com seus pais, a menos que seja renda comercial ou pensão alimentícia.


Quais são as taxas de imposto de renda atuais para residentes e não residentes na Bélgica?


Residentes e não residentes.


O imposto sobre o rendimento é calculado aplicando um cronograma de taxa de imposto progressivo para o lucro tributável. As taxas são as seguintes:


Tabela de imposto de renda para 2017.


Taxas de imposto residente também se aplicam a não residentes.


Além disso, os impostos belgas calculados sobre o montante total das prestações pessoais (ver abaixo) serão deduzidos do montante total dos impostos.


Regras de residência.


Para fins de tributação, como um indivíduo é definido como residente da Bélgica?


Um residente da Bélgica é definido como uma pessoa que tem sua casa familiar na Bélgica. Se uma pessoa não tiver a sua casa familiar na Bélgica, ele / ela será considerado como residente ou o local de onde ele / ela gerencia sua riqueza / negócio / profissão pessoal está localizado na Bélgica. As pessoas registradas no Registro Civil são presumidas como residentes, a menos que o contrário seja comprovado. As pessoas são irrevogavelmente presumidas como residentes da Bélgica quando a família vive na Bélgica.


Os estrangeiros que se classificam para o regime de imposto de renda especial estrangeiro são considerados não residentes para fins de imposto de renda.


Existe um número mínimo de dias de regra quando se trata de início de residência e data final? Por exemplo, um contribuinte não pode voltar ao país anfitrião por mais de 10 dias após a cessação da tarefa e repatriar.


E se o cessionário entrar no país antes de sua tarefa começar?


A regra de residência descrita anteriormente será aplicada.


Cessação da residência.


Existe algum requisito de conformidade fiscal ao sair da Bélgica?


Em princípio, um residente deve apresentar uma declaração de imposto final no prazo de três meses a partir da partida. No entanto, a situação da residência deve ser analisada tendo em conta as regras de residência belgas (como a situação familiar).


E se o cessionário voltar para uma viagem após a residência ter terminado?


O cessionário permanecerá não residente, desde que as condições de residência não sejam cumpridas.


Comunicação entre autoridades imigrantes e fiscais.


As autoridades de imigração na Bélgica fornecem informações às autoridades fiscais locais sobre quando uma pessoa entra ou sai da Bélgica?


Como parte do processo de imigração, um indivíduo tem que registrar-se com a comuna local ao chegar na Bélgica e cancelar-se com a comuna ao sair da Bélgica. Esta informação está disponível para as autoridades fiscais belgas. Na prática, isso implica que o indivíduo recebe automaticamente um formulário de declaração de imposto de renda belga das autoridades fiscais belgas.


Requisitos de arquivamento.


Será que um cessionário terá um requisito de arquivamento no país anfitrião depois de deixar o país e repatriar?


Se o cessionário receber uma compensação (pagamentos diferidos, bônus e assim por diante) relacionado à cessão na Bélgica que seja considerada tributável na Bélgica, haverá um requisito de arquivamento.


Se algum contribuinte fiscal pendente relacionado com a atribuição belga for pago pelo empregador posteriormente, este pagamento será considerado como um benefício tributável em nome do indivíduo, o qual provocará um requisito de arquivamento.


Abordagem do empregador econômico.


As autoridades fiscais da Bélgica adotam a abordagem econômica do empregador para interpretar o Artigo 15 do tratado da OCDE? Em caso negativo, as autoridades fiscais da Bélgica consideram a adopção desta interpretação do empregador económico no futuro?


Sim. A interpretação das autoridades fiscais belgas da noção empregador no âmbito do artigo 15.º dos tratados de dupla tributação celebrados pela Bélgica é delineada na Circular Administrativa n. AFZ 2005/0652 (AFZ 08/2005) de 25 de maio de 2005. Na circular, as autoridades seguem a interpretação atual da jurisprudência belga. De acordo com a circular, a relação entre empregado e empregador é caracterizada pela existência de um link de subordinação entre o empregador e o empregado. As autoridades fiscais estão assim adotando a abordagem econômica do empregador. Várias circunstâncias devem ser levadas em consideração para determinar a existência possível de um link de subordinação e estão em conformidade com o Comentário sobre o Artigo 15 do tratado fiscal da OCDE modelo.


De menor número de dias.


Existe um número mínimo de dias antes de as autoridades fiscais locais aplicarem a abordagem econômica do empregador? Se sim, qual é o menor número de dias?


Tipos de compensação tributável.


Quais são as categorias sujeitas ao imposto de renda em situações gerais?


Os residentes belgas são tributados em seus rendimentos ganhos e passivos mundiais. Os não residentes são tributados apenas em sua renda de origem belga.


As seguintes categorias de receitas estão sujeitas ao imposto de renda:


rendimento do trabalho; renda do trabalho por conta própria; parceria comercial ou comercial; dividendos; interesse; renda de bens imóveis; receitas diversas.


O rendimento de emprego é tributável quando recebido ou, quando o empregado tem o direito de recebê-lo, o que ocorrer mais cedo. O rendimento do emprego está sujeito a imposto na medida em que foi obtido durante um período de residência da Bélgica, ou no caso de rendimentos auferidos enquanto não residente na medida em que foi obtido em função dos direitos exercidos na Bélgica.


Dividendos e juros estão sujeitos a uma retenção na fonte que geralmente é o imposto final.


Receita isenta de impostos.


Existem áreas de renda isentas de tributação na Bélgica? Em caso afirmativo, forneça uma definição geral dessas áreas.


O rendimento isento de impostos, regularmente concedido pelo empregador belga, inclui vales de refeição, subsídios de representação e subsídios de despesas diárias.


Consulte também a seção de renda isenta de impostos sob o regime de imposto de renda especial estrangeiro da Bélgica.


Concessões para expatriados.


Existe alguma concessão para expatriados na Bélgica?


O empregado pode se qualificar para um status fiscal favorável. A qualificação para o regime de imposto de renda especial estrangeiro não é automática, mas requer a apresentação de um pedido de pedido especial pelo empregador e empregado expatriado no prazo de seis meses a contar do primeiro dia do mês seguinte ao início do emprego ou do destacamento para a Bélgica. Deveria ser claramente demonstrado que as quatro condições de qualificação foram cumpridas.


O expatriado deve ser estrangeiro. O expatriado deve ser um executivo ou um diretor de uma empresa, ou um pesquisador ou um especialista. O expatriado deve ser um não residente para fins de imposto de renda belga. A Circular de Impostos Expatriados de 8 de agosto de 1983 enumera um conjunto de circunstâncias factuais que são indicativas de tal status de não residente. O expatriado deve ser temporariamente empregado na Bélgica por um empregador que faz parte de um grupo internacional de empresas.


O expatriado que satisfaça estas condições beneficiará de concessões fiscais que reduzam a remuneração tributável anual mediante a dedução de subsídios isentos de impostos no limite de 11 250 euros / EUR 29.750. Além disso, o expatriado só será avaliado de acordo com as taxas de imposto de graduação sobre a remuneração por trabalho efectivamente realizado na Bélgica e em outros rendimentos de origem belga (excluindo os rendimentos móveis, mas incluindo os rendimentos dos imóveis belgas).


De acordo com o regime de imposto de renda especial estrangeiro belga, algumas das denominações de expatriação (como compensação de impostos, diferencial de custo de vida, diferencial de habitação e subsídio de licença de residência) são tratadas como um reembolso de despesas extras que são devidamente suportadas pela empregador, em vez do empregado e, portanto, não são tributáveis ​​para o empregado individual. É feita uma distinção entre despesas não repetitivas e despesas repetitivas. A parcela excluível das despesas repetitivas é limitada a 11 250 euros por ano, para o pessoal expatriado empregado por empresas operacionais e a 29.750 euros por ano, para o pessoal expatriado empregado pelo controle e coordenação de escritórios ou centros de pesquisa. No entanto, as despesas de educação, apesar de considerar custos repetitivos, bem como despesas não repetitivas, podem ser excluídas sem limites.


As despesas a seguir são consideradas despesas não repetitivas.


Custos de mudança ao chegar na Bélgica e ao sair da Bélgica. O custo da instalação de uma casa na Bélgica ou outros custos iniciais da primeira chegada na Bélgica e os custos de decoração de uma habitação na Bélgica.


As despesas repetitivas que se qualificam para a exclusão incluem subsídios concedidos para cobrir as diferenças de custo de vida e habitação entre a Bélgica e o país de origem do expatriado, a licença de casa e a equalização fiscal. No entanto, o subsídio real pago apenas é qualificado para exclusão na medida permitida pelas diretrizes prescritas.


A determinação do país de origem do expatriado tem um impacto direto no valor total dos subsídios isentos de impostos, uma vez que as despesas excluíveis só podem cobrir o diferencial de custo entre a Bélgica e o país de origem do expatriado.


Despesas de educação.


As despesas de educação (devidamente justificadas com as faturas) para os filhos do expatriado nas escolas primárias ou secundárias, enquanto de natureza repetitiva, são despesas que podem ser excluídas além dos valores máximos mencionados acima. O custo excluível da educação na Bélgica inclui taxas de matrícula e inscrição, transporte local e outras despesas impostas pela escola, mas excluem as despesas de embarque (comida e alojamento) e o custo das aulas particulares. No que diz respeito aos custos de educação no exterior, a parcela excluível das despesas de educação incorridas fora da Bélgica deve ser determinada caso a caso.


A equalização do imposto foi definida para incluir apenas a diferença entre o imposto sobre o rendimento da Bélgica eo hipotético país nacional do país de origem, bem como outros impostos de renda sub-federal / nacional (também denominados impostos regionais) que o expatriado teria incorrido se vivesse em casa. Para o cálculo do imposto regional hipotético, os contribuintes são considerados residentes no capital do seu país de origem. As taxas de segurança social, portanto, não fazem parte do conceito de equalização fiscal e o reembolso de tais impostos não pode ser excluído.


Custos de mudança.


De acordo com o regime de imposto de renda especial estrangeiro belga, os custos de mudança (devidamente justificados com as faturas) após a chegada / saída da Bélgica devem ser considerados como custos próprios do empregador (sem limite máximo).


Esses custos de mudança cobrem as despesas relacionadas à mudança de pertences pessoais do expatriado (do país de origem para a Bélgica e vice-versa), incluindo os custos de prospecção de imóveis na Bélgica. As remunerações ou os reembolsos das despesas de mudança que não podem ser justificadas com as faturas sempre devem ser considerados tributáveis ​​nas mãos do empregado.


Custos de primeira chegada.


De acordo com o regime de imposto de renda especial estrangeiro belga, os custos da primeira chegada (devidamente justificados com as faturas) devem ser considerados como custos próprios do empregador (sem limite máximo aplicável) sob certas condições.


Por favor, note que as despesas relacionadas à compra de itens que um expatriado pode levar de volta ao seu país de origem após a sua atribuição (móveis, eletrodomésticos e assim por diante) não são elegíveis para a isenção.


Salário ganho de trabalho no exterior.


O salário ganho de trabalhar no estrangeiro é tributado na Bélgica? Em caso afirmativo, como?


Para os residentes, o salário ganho de trabalhar no exterior deve ser reportado e pode ser isento com progressão, dependendo do tratado de dupla tributação aplicável.


Quando se beneficia do regime de imposto de renda especial estrangeiro belga, o lucro tributável pode ser reduzido na medida em que o expatriado gaste parte do seu tempo de negócios fora da Bélgica. As autoridades fiscais forneceram regras precisas para determinar os dias trabalhados fora da Bélgica.


Tributação dos rendimentos do investimento e ganhos de capital.


As receitas de investimento e os ganhos de capital são tributados na Bélgica? Em caso afirmativo, como?


Os contribuintes residentes e não residentes são tributáveis ​​sobre ganhos de capital realizados em ativos utilizados para fins comerciais. Os ganhos de capital realizados em terrenos e prédios mantidos para fins privados são tributáveis ​​a contribuintes residentes e não residentes sob certas condições. Os ganhos de capital realizados em investimentos de carteira ou outros bens pessoais mantidos para fins privados não são tributáveis ​​para residentes e não residentes, desde que resultem da gestão normal da riqueza privada e, para investimentos de carteira, desde que tais ganhos de capital não resultem da venda de participações substanciais. Os ganhos de capital resultantes da venda de participações substanciais entre dois residentes ou entre um residente e um não residente, localizados no Espaço Econômico Europeu (EEE), são isentos de tributação. Por outro lado, os ganhos de capital resultantes de tal transação entre um residente e um não residente fora do Espaço Econômico Europeu são tributáveis.


Os indivíduos que se beneficiam do regime de imposto de renda especial estrangeiro estão sujeitos a essas regras como não residentes, o que significa que as regras somente se aplicam aos ganhos de capital da fonte belga.


Outros rendimentos tributáveis ​​aos residentes e aos não residentes (na medida em que são rendimentos de origem belga) incluem lucros diversos e uma gama amplamente definida de outras fontes, incluindo prêmios e subsídios.


Dividendos, juros e rendas de aluguel.


Os contribuintes residentes são tributáveis ​​sobre a receita de dividendos de uma fonte belga ou estrangeira. No entanto, não é obrigatório que os contribuintes residentes individuais reportem rendimentos de dividendos desde que tenham sido sujeitos à retenção na fonte belga, que na maioria dos casos é de 30 por cento.


Os contribuintes não residentes, incluindo os estrangeiros que vivem na Bélgica, que se beneficiam do regime de imposto de renda especial estrangeiro, estão sujeitos ao imposto de renda belga sobre os dividendos de origem belga. Além disso, quando essas pessoas têm dividendos estrangeiros remitidos diretamente às contas bancárias belgas, alguns tratados fiscais permitem que a Bélgica retire impostos.


Os juros acumulados em uma conta de poupança regulada são isentos de impostos até 1.880 euros por contribuinte. Acima deste valor, eles estão sujeitos a uma retenção de retenção de 15% e à taxa de imposto final.


A maioria dos outros juros acumulados na Bélgica está sujeita a uma taxa de imposto de 30%.


Os contribuintes residentes são tributados sobre os rendimentos de imóveis localizados tanto na Bélgica como no exterior. A renda dos imóveis no exterior pode, na maioria dos casos, ser isenta com progressão (dependendo da aplicação de um tratado de dupla tributação). O imposto de renda é cobrado com base na renda líquida após dedução de um subsídio padrão. Os contribuintes não residentes são tributados sobre o rendimento de bens imóveis localizados na Bélgica na mesma base que os residentes. No entanto, o rendimento imobiliário estrangeiro está isento de não residentes.


A residência principal localizada no EEE é, em muitos casos, isenta de imposto de renda pessoal.


Os empréstimos hipotecários celebrados com um banco situado no EEE para a aquisição de um bem imóvel localizado no EEE podem dar direito à redução de impostos na Bélgica.


Ganhos de exercícios de opção de estoque.


Observe que o momento da tributação das opções de compra de ações na Bélgica depende de várias circunstâncias (plano de opção de compra de ações, data da concessão, etc.)


Ganhos e perdas cambiais.


Os ganhos e perdas cambiais são, em princípio, não tributáveis ​​ou dedutíveis.


Principais ganhos e perdas de residência.


Principais ganhos e perdas de residência são, em princípio, não tributáveis ​​ou dedutíveis.


Perdas de capital.


As perdas de capital são, em princípio, não dedutíveis.


Os residentes que fazem presentes de propriedade real ou pessoal estão sujeitos a impostos sobre os presentes. Para alguns tipos de presentes, é possível evitar o imposto sobre os presentes.


A regra aplicável em relação às taxas de imposto sobre presentes e impostos sobre presentes depende da região da Bélgica onde o indivíduo está vivendo.


Problemas adicionais de impostos sobre ganhos de capital (CGT) e exceções.


Existem taxas de imposto sobre ganhos de capital (CGT) adicionais na Bélgica? Em caso afirmativo, por favor, discuta?


Não existe um imposto específico sobre ganhos de capital separado na Bélgica. Alguns ganhos de capital são tributados dentro do regime de imposto de renda.


Existem exceções de impostos sobre ganhos de capital na Bélgica? Em caso afirmativo, por favor, discuta?


As perdas de capital de curto prazo não são dedutíveis.


Requisições gerais de renda.


Quais são as deduções gerais do rendimento permitido na Bélgica?


Os seguintes itens de despesa podem ser deduzidos da receita.


Pagamentos de segurança social: os pagamentos obrigatórios de segurança social belgas ou estrangeiros são dedutíveis para fins de imposto de renda. Deduções padrão de negócios: uma dedução comercial padrão é calculada na renda do emprego da seguinte forma.


A dedução comercial máxima para funcionários é de 4.320 euros. Para os diretores (membros do conselho e equivalente), a dedução comercial padrão é de 3%, com uma dedução máxima de 2.390 euros. Se as despesas comerciais reais excederem a dedução comercial padrão, as despesas reais podem ser deduzidas. 80 por cento dos pagamentos de pensões alimentares pagos em conformidade com o código civil, o código de processo judicial ou a Lei de coabitação legal ou em cumprimento de uma lei estrangeira similar.


Métodos de reembolso de imposto.


Quais são os métodos de reembolso de impostos geralmente utilizados pelos empregadores na Bélgica?


Os seguintes são os métodos normais de reconhecimento de reembolsos fiscais pagos pelo empregador:


ano atual recapitulação do reembolso do ano atual rolamento de um ano.


Cálculo de estimativas / pré-pagamento / retenção.


Como são as estimativas / pré-pagamentos / retenção de impostos na Bélgica? Por exemplo, Pay-As-You-Earn (PAYE), Pay-As-You-Go (PAYG), e assim por diante.


Os impostos sobre o rendimento são, em princípio, retidos pelo empregador regularmente. O pagamento final do imposto deve ser feito no prazo de dois meses a contar da data da avaliação fiscal final. Também é possível fazer pagamentos de impostos estimados trimestralmente durante o ano de renda para reduzir o pagamento final do imposto.


Os pagamentos de impostos estimados trimestrais dão origem a um crédito tributário que reduz o montante do imposto devido para o ano. O crédito tributário dependerá da data do pagamento (quanto mais cedo o pagamento, maior será o crédito). A base para determinar esses pagamentos de impostos estimados trimestralmente é o passivo tributável estimado sobre o lucro tributável projetado menos os impostos retidos na fonte e os créditos tributários.


O montante da retenção de imposto de renda, se aplicável, é determinado de acordo com as tabelas de imposto de retenção especial.


Quando são estimadas / pré-pagamentos / retenção de imposto devido na Bélgica? Por exemplo: mensalmente, anualmente, ambos, e assim por diante.


No caso de existir uma obrigação de retenção na fonte, o empregador deve deduzir a retenção na fonte do salário e transferir o imposto retido para as autoridades fiscais belgas até o dia 15 do mês seguinte ao pagamento dos salários, o mais tardar.


Os pré-pagamentos de impostos devem ser feitos antes das seguintes datas durante o ano de renda, a fim de serem credíveis para os respectivos trimestres: 10 de abril, 10 de julho, 10 de outubro e 20 de dezembro.


Alívio para impostos estrangeiros.


Existe algum alívio para os impostos anteriores na Bélgica? Por exemplo, um sistema de crédito fiscal externo (FTC), tratados de dupla tributação, e assim por diante?


No caso de um tratado específico de dupla tributação não ter sido concluído, foram fornecidas regras unilaterais para reduzir o ônus da dupla tributação. Estes são descritos a seguir.


Uma redução de 50% do imposto de renda belga incidente sobre a renda de propriedade estrangeira, renda de serviços pessoais e certos tipos de renda diversa, como renda especulativa e pensão alimentícia.


Um crédito de imposto estrangeiro está disponível para os rendimentos provenientes de investimentos de capital e bens móveis utilizados para fins comerciais na Bélgica e sujeitos no país estrangeiro a um imposto similar ao imposto de renda belga. No entanto, existem restrições importantes.


Nenhum crédito por impostos estrangeiros reais pagos sobre outros rendimentos está disponível de acordo com a legislação nacional belga, mas os impostos estrangeiros são dedutíveis em relação ao lucro tributável.


Os tratados fiscais concluídos pela Bélgica atenuam a carga tributária na Bélgica sobre determinados rendimentos estrangeiros recebidos pelos contribuintes residentes. Geralmente, no que diz respeito à renda da propriedade pessoal, o contribuinte tem direito a um crédito de imposto estrangeiro acima mencionado e com relação a renda que não seja renda de propriedade pessoal, é fornecida uma isenção. O rendimento isento pode ser tomado em consideração na determinação da taxa de imposto sobre a renda de origem belga (isenção com método de progressão).


Por conseguinte, a utilização de acordos de compensação por divisão pode ser favorável, desde que a taxa de tributação externa seja inferior à da Bélgica. Somente o montante líquido dos ganhos provenientes do exterior, após dedução dos impostos estrangeiros, é levado em consideração para determinar a taxa de tributação a aplicar aos rendimentos provenientes de uma fonte belga.


Créditos fiscais gerais.


Quais são os créditos fiscais gerais que podem ser reclamados na Bélgica? Por favor, liste abaixo.


Há uma variedade de créditos fiscais disponíveis, cada um com suas próprias regras específicas de aplicação, cálculos e limitações. Os mais comuns são:


doações de caridade capital e pagamentos de juros relacionados a um serviço de empréstimo de hipoteca verifica contribuições do plano de poupança de reforma contribuições de planos de seguro de vida investimentos de despesas de cuidados infantis para evitar roubo e incêndio.


Exemplo de cálculo do imposto.


Este cálculo assume um contribuinte não residente casado na Bélgica com dois filhos cuja cessão de três anos começa 1 de janeiro de 2017 e termina em 31 de dezembro de 2019. O salário base do contribuinte é de US $ 100.000 e o cálculo cobre três anos.


Taxa de câmbio utilizada para o cálculo: USD 1.00 = EUR 0.9070.


Outros pressupostos.


Todos os rendimentos do trabalho são atribuíveis a fontes locais. Os bônus são pagos no final de cada ano fiscal e se acumulam uniformemente ao longo do ano. A receita de juros não é remetida para a Bélgica. O carro da empresa é usado para fins comerciais e privados e custa originalmente US $ 50.000, tem uma emissão de CO2 de 160 g / km, tipo diesel de combustível e foi registrado pela primeira vez em janeiro de 2017. O empregado é considerado não residente durante toda a tarefa. Os acordos fiscais e os acordos de totalização são ignorados para o propósito deste cálculo. Aplicação do regime de imposto de renda especial estrangeiro belga (incluindo 25% das viagens de negócios estrangeiras e subsídios isentos de impostos limitados a 11 250 euros). O aluguel anual pago pelo expatriado é de 24 000 euros. Aplicação das contribuições belgas de segurança social. A receita de juros não é remetida na Bélgica.


Cálculo do lucro tributável.


Cálculo da responsabilidade fiscal.


1 Certas autoridades fiscais adotam uma "abordagem econômica do empregador" para interpretar o Artigo 15 do tratado modelo da OCDE que trata do Artigo dos Serviços Dependentes. Em resumo, isso significa que, se um empregado é designado para trabalhar para uma entidade no país anfitrião por um período inferior a 183 dias no ano fiscal (ou, um ano civil de um período de 12 meses), o empregado permanece empregado pelo empregador do país de origem, mas o salário e os custos do empregado são recarregados para a entidade anfitriã, então a autoridade fiscal do país anfitrião tratará a entidade anfitriã como sendo o "empregador econômico" e, portanto, o empregador para interpretar o Artigo 15 . Neste caso, o alívio do Artigo 15 seria negado e o empregado ficaria sujeito a imposto no país anfitrião.


2 Por exemplo, um funcionário pode estar fisicamente presente no país por até 60 dias antes que as autoridades fiscais apliquem a abordagem do empregador econômico.


3 Todas as informações contidas neste documento são resumidas pela KPMG Assessores Fiscais e Jurídicos, a firma belga KPMG International, com base no Código do Imposto sobre o Rendimento da Bélgica de 1992 e em alterações posteriores; a Circular RH 624 / 325.294, de 8 de agosto de 1983; o site das administrações fiscais federais; a lei belga de segurança social de 29 de junho de 1981; a lei belga de 30 de Março de 1994; o site da administração social da Bélgica.


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As taxas de imposto são verificadas regularmente pelas empresas membros da KPMG; No entanto, confirme as taxas de imposto com a autoridade fiscal do país antes de usá-las para tomar decisões comerciais.


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Estoque restrito e RSUs.


Planos de compra de ações para funcionários.


Planos de opção de compra de ações: Emprego.


Existe o risco de os empregados alegarem que têm direito a uma compensação por perda de direitos ao abrigo do Plano em que o Plano é alterado ou descontinuado ou em que seu emprego é encerrado. Em particular, existe o risco de que um funcionário demitido sem causa possa ser tratado por um tribunal como um bom demitido.


Existem leis que proíbem a discriminação e / ou tratamento menos favorável de funcionários por determinados motivos, incluindo idade, gênero, deficiência e status de meio período. As empresas devem estar atentas a isso ao determinar a elegibilidade dos funcionários para participar de um Plano, os benefícios concedidos e o exercício de qualquer critério.


Um aviso legal deve ser incluído no contrato de adjudicação, que reconhece o recebimento de cada funcionário dos documentos do Plano e a natureza discricionária do Plano e confirma que a rescisão do emprego resultará na perda de direitos não vencidos.


Os documentos do Plano e todas as comunicações relacionadas devem ser traduzidos para o idioma local apropriado, a saber: holandês para a região flamenga, francês para a região da Valónia e francês e / ou holandês para a região de Bruxelas.


Os registros governamentais podem ser exigidos em francês ou holandês.


A execução eletrônica de acordos de adjudicação pode ser aceitável sob certas condições, que não são onerosas.


Planos de opção de compra de ações: regulamentar.


Nem a concessão nem o exercício das opções provavelmente desencadearão quaisquer requisitos de prospecto.


Não há restrições cambiais aplicáveis ​​ao Plano.


O processamento de dados dos empregados para fins diretamente relacionados à relação de trabalho geralmente pode ser justificado com base no fato de que o processamento é necessário para cumprir o contrato de trabalho. As finalidades fora dessa categoria precisam ser avaliadas caso a caso, e pode ser necessário um consentimento de preferência em alguns casos. Geralmente, um empregador deve registrar atividades de processamento de dados e bancos de dados com as autoridades locais de proteção de dados.


Planos de opções de compra de ações: impostos.


As opções aceitas dentro de 60 dias da oferta serão tributadas no 60º dia após a oferta (uma opção de compra de ações qualificada) em uma porcentagem do valor do estoque subjacente no momento da concessão (começando em 18% do valor do estoque subjacente, e aumentando com base no período para o qual a Opção é válida).


Uma "oferta" será considerada como tendo sido feita uma vez que o funcionário esteja informado dos termos fundamentais da concessão (geralmente quando os documentos de concessão são distribuídos).


No caso de uma opção de compra de ações qualificada, o empregado não estará sujeito a imposto sobre o exercício das Opções ou a venda do Estoque.


As opções aceitas após 60 dias da oferta (ou seja, as opções de compra de ações não qualificadas) serão tributadas sobre o ganho no exercício (ou seja, o excesso do valor de mercado das ações adquiridas ao longo do preço de exercício agregado).


Contribuições de Segurança Social.


Em geral, não são devidas contribuições para a segurança social, a menos que:


(i) no caso de opções de compra de ações não qualificadas, a Emissora recarrega os custos do Plano para a Subsidiária; ou.


(ii) no caso de opções de compra de ações qualificadas, as Opções estão "no dinheiro" (ou seja, o preço de exercício é inferior ao valor da ação subjacente, conforme determinado na data da oferta).


O tratamento fiscal favorável pode estar disponível no caso de uma opção de compra de ações qualificada se determinadas condições forem cumpridas, inclusive se o empregado se comprometer a não exercer as Opções antes do terceiro aniversário da outorga ou após o décimo aniversário da concessão. Se as condições forem atendidas, a porcentagem acima mencionada será dividida pela metade.


Retenção e Relatórios.


A Subsidiária não tem obrigação de retenção, exceto quando participa na execução do Plano (por exemplo, realizando atividades administrativas relacionadas ao Plano) ou reembolsa a Emissora pelos custos do Plano.


Os requisitos de relatórios aplicam-se apenas na medida em que qualquer imposto de renda ou contribuições para a segurança social tenham sido retidos.


Uma dedução está disponível se a Subsidiária reembolsar a Emissora pelos custos do Plano. É necessário um acordo escrito de reembolso (que estabelece os critérios utilizados para estabelecer o valor a pagar pela Subsidiária).


Estoque restrito e RSUs: Emprego.


Existe o risco de os empregados alegarem que têm direito a uma compensação por perda de direitos ao abrigo do Plano em que o Plano é alterado ou descontinuado ou em que seu emprego é encerrado. Em particular, existe o risco de que um funcionário demitido sem causa possa ser tratado por um tribunal como um bom demitido.


Existem leis que proíbem a discriminação e / ou tratamento menos favorável de funcionários por determinados motivos, incluindo idade, gênero, deficiência e status de meio período. As empresas devem estar atentas a isso ao determinar a elegibilidade dos funcionários para participar de um Plano, os benefícios concedidos e o exercício de qualquer critério.


Um aviso legal deve ser incluído no contrato de adjudicação, que reconhece o recebimento de cada funcionário dos documentos do Plano e a natureza discricionária do Plano e confirma que a rescisão do emprego resultará na perda de direitos não devolvidos.


Os documentos do Plano e todas as comunicações relacionadas devem ser traduzidos para o idioma local apropriado, a saber: holandês para a região flamenga, francês para a região da Valónia e francês e / ou holandês para a região de Bruxelas.


Os registros governamentais podem ser exigidos em francês ou holandês.


A execução eletrônica de acordos de adjudicação pode ser aceitável sob certas condições, que não são onerosas.


Estoque Restrito e RSUs: Regulatório.


Nem a concessão nem a aquisição de ações restritas ou RSUs provavelmente desencadearão qualquer requisito de prospecto.


Não há restrições cambiais aplicáveis ​​ao Plano.


O processamento de dados dos empregados para fins diretamente relacionados à relação de trabalho geralmente pode ser justificado com base no fato de que o processamento é necessário para cumprir o contrato de trabalho. As finalidades fora dessa categoria precisam ser avaliadas caso a caso, e pode ser necessário um consentimento de preferência em alguns casos. Geralmente, um empregador deve registrar atividades de processamento de dados e bancos de dados com as autoridades locais de proteção de dados.


Estoque Restrito e RSUs: Imposto.


Para ações restritas, um funcionário geralmente está sujeito a imposto de renda sobre o valor do estoque restrito quando é concedido.


Para RSUs, um funcionário geralmente está sujeito a imposto de renda sobre o valor do estoque recebido em aquisição.


Nenhum imposto sobre ganhos de capital é pagável em qualquer ganho com o produto líquido da venda do estoque ou estoque restrito.


Contribuições de Segurança Social.


Em geral, não há contribuições para a segurança social a menos que a Emissora recarregue os custos do Plano para a Subsidiária.


O tratamento fiscal favorável, sob a forma de redução do benefício tributável, será aplicado na concessão (para ações restrito) e aquisição (para URE) se houver restrição na alienação do estoque por pelo menos dois anos.


Retenção e Relatórios.


A Subsidiária não tem obrigação de retenção na fonte, salvo quando participa da execução do Plano (por exemplo, realizando atividades administrativas relacionadas ao Plano) ou reembolsa a Emissora pelos custos do Plano.


Os requisitos de relatórios aplicam-se apenas na medida em que qualquer imposto de renda ou contribuições para a segurança social tenham sido retidos.


Uma dedução está disponível se a Subsidiária reembolsar a Emissora pelos custos do Plano. É necessário um acordo escrito de reembolso (que estabelece os critérios utilizados para estabelecer o valor a pagar pela Subsidiária).


Planos de compra de ações para empregados: Emprego.


Existe o risco de os empregados alegarem que têm direito a uma compensação por perda de direitos ao abrigo do Plano em que o Plano é alterado ou descontinuado ou em que seu emprego é encerrado. Em particular, existe o risco de que um funcionário demitido sem causa possa ser tratado por um tribunal como um bom demitido.


Existem leis que proíbem a discriminação e / ou tratamento menos favorável de funcionários por determinados motivos, incluindo idade, gênero, deficiência e status de meio período. As empresas devem estar atentas disso ao determinar a elegibilidade dos funcionários para participar de um Plano e o exercício de qualquer critério.


Um aviso legal deve ser incluído no contrato de adjudicação, que reconhece o recebimento de cada funcionário dos documentos do Plano e a natureza discricionária do Plano e confirma que a rescisão do emprego resultará na perda de direitos não vencidos.


Os documentos do Plano e todas as comunicações relacionadas devem ser traduzidos para o idioma local apropriado, a saber: holandês para a região flamenga, francês para a região da Valónia e francês e / ou holandês para a região de Bruxelas.


Os registros governamentais podem ser exigidos em francês ou holandês.


A execução eletrônica de acordos de adjudicação pode ser aceitável sob certas condições, que não são onerosas.


Planos de Compra de Estoque de Empregados: Regulatório.


É possível que seja solicitado um prospecto para a participação no Plano a ser oferecido aos funcionários na Bélgica. No entanto, certas isenções, exclusões e interpretações podem ser aplicáveis ​​e, na prática, raramente é exigido um prospecto. Por exemplo, as ofertas feitas para não mais de 150 pessoas em qualquer Estado-Membro estão isentas e certos Emitentes, incluindo aqueles incorporados ou listados em um Estado-Membro, são obrigados apenas a publicar informações resumidas sobre o Plano e o Stock em substituição de um prospecto . Quando um prospecto é exigido, a Emissora poderá aproveitar um regime de forma abreviada sob o qual alguns requisitos para o conteúdo do prospecto são dispensados. Qualquer prospecto deve ser aprovado pela autoridade reguladora relevante no Estado-Membro de origem da Emissora e arquivado no âmbito do sistema de passaporte junto da autoridade reguladora relevante de cada Estado-Membro em que a participação no Plano está sendo oferecida.


Não há restrições cambiais aplicáveis ​​ao Plano.


O processamento de dados dos empregados para fins diretamente relacionados à relação de trabalho geralmente pode ser justificado com base no fato de que o processamento é necessário para cumprir o contrato de trabalho. As finalidades fora dessa categoria precisam ser avaliadas caso a caso, e pode ser necessário um consentimento de preferência em alguns casos. Geralmente, um empregador deve registrar atividades de processamento de dados e bancos de dados com as autoridades locais de proteção de dados.


Planos de compra de ações para funcionários: impostos.


Um empregado geralmente está sujeito a imposto de renda sobre o valor de qualquer desconto quando o estoque é comprado. Nenhum imposto sobre ganhos de capital é pago em qualquer ganho com o produto líquido da venda do estoque.


Contribuições de Segurança Social.


Em geral, não há contribuições para a segurança social, a menos que a Emissora recarregue os custos do Plano para a Subsidiária.


Se houver uma restrição na alienação do estoque por pelo menos dois anos após a data de compra, o valor do benefício tributável pode ser limitado a uma proporção do valor de mercado do estoque.


Retenção e Relatórios.


The Subsidiary has no withholding obligation unless it participates in the execution of the Plan (e. g., by carrying out administrative activities relating to the Plan) or reimburses the Issuer for the costs of the Plan.


Reporting requirements apply only to the extent any income tax or social security contributions have been withheld.


Uma dedução está disponível se a Subsidiária reembolsar a Emissora pelos custos do Plano. É necessário um acordo escrito de reembolso (que estabelece os critérios utilizados para estabelecer o valor a pagar pela Subsidiária).


Esta publicação é fornecida para sua conveniência e não constitui um aconselhamento jurídico. Esta publicação é protegida por direitos autorais.


Nick Veenhof.


Como diminuir e otimizar seus impostos para opções de estoque na Bélgica.


Este documento é escrito depois de muitos dias e noites frustrantes com contadores, nosso próprio fornecedor de folha de pagamento e até mesmo o governo. Vou tentar explicar qual é a situação na Bélgica e como você pode decidir por si mesmo entre 3 opções, como você deseja obter impostos. Também incluirei exemplos para todas as opções + fontes de onde eu obtenho minhas idéias loucas. Incluído é um diagrama para esclarecer certos caminhos que você pode pegar e uma carta que você pode usar como modelo para enviar ao seu empregador se você quiser aproveitar as baixas taxas de imposto.


Primeiro é uma história com a oferta. Seguirão os 3 cursos de ação que você, como empregado, pode tomar. Tome nota, as datas são importantes neste exemplo. Além disso, qualquer coisa neste exemplo é a ficção e não com base na oferta real de ninguém. Você terá que fazer algumas matemáticas para aplicar a sua própria situação.


5 de março, "COMPANHIA" oferece 1000 opções de compra de ações e o preço foi determinado em 10 euros por peça. O contrato também menciona um período de aquisição de 4 anos. Isso significa que você terá a possibilidade de exercer (pré-pagamento e próprio) as opções de compra de ações durante um período de 4 anos. Então, após 2 anos, você obteve metade das opções de compra de ações que você recebeu e você terá 500 ações da empresa. Após 4 anos, você pode exercer todas as opções de ações e obter 1000 ações. Vamos também assumir uma hipótese e dizer que a "EMPRESA" será pública em 1,5 anos e 6 meses depois (geralmente seu período de retenção mínimo), as opções de ações valem 15 euros por ação. Os exemplos cada mencionar se você vende imediatamente após esses 2 anos ou se você esperar 4 anos. O valor da ação aumentou para 20 euros em um bom exemplo ou para 5 euros em um mau exemplo.


Opção 1 - Aceitar sem restrições para exercer e vender.


Aceite em forma escrita dentro de 60 dias, assine e siga em frente.


Na opção 1, o fornecedor de folha de pagamento receberá aviso de "COMPANHIA" que você aceitou as opções de compra de ações. Alguns contratos podem ter uma cláusula neles que a possibilidade de exercer essas opções de ações terminará dentro de 10 anos, mas isso, obviamente, pode variar de contrato para contrato.


A taxa de tributação padrão é a seguinte:


Os primeiros 5 anos do contrato são estimados que você receberá 18% de lucro fictício, por cada ano adicional, você poderá exercer as opções de ações, e 1% adicional será adicionado a esse lucro fictício. Neste exemplo, você será taxado 23%. Este número de "estimativa de lucro" é uma regra estabelecida pelo governo belga. Veja [1] para detalhes da lei.


Limitações.


Você DEVE responder por escrito que aceita a oferta. Se você o aceita por escrito, você solicitará esta opção. Este aviso de aceitação por escrito deve ser fornecido ao seu empregador. Seu empregador é responsável por arquivar isso contra seus impostos de renda. Veja a opção 2 para uma alternativa para isso. Taxa de imposto elevada.


Você pode exercitá-los e vendê-los sempre que os obtenha. Você é tributado antecipadamente por lucros potenciais. Isso é bom porque, se se revelar um lucro maior do que o lucro estimado de ficção, você ganha tudo o que está acima do que é tributado e você não precisa pagar imposto sobre esse lucro.


Cálculos.


Custos de compra das opções de compra de ações.


1000 * € 10 = € 10.000.


Lucro ficcional você será taxado.


23% de € 10.000 = € 2300.


Este 2300 euros será adicionado ao seu papel de folha de pagamento como um determinado bônus que você fez, mas você, obviamente, não receberá o dinheiro em sua conta, uma vez que você "obteve" eles em opções de ações que você decidiu apostar. Eles "adicionam" isso no 60º dia da notificação por escrito que "COMPANY" deu. Então foi 5 de março. 60 dias depois é 4 de maio, isso significa que você verá o lucro potencial fictício em seu papel de folha de pagamento em maio.


Dependendo do seu suporte fiscal, isso será tributado como renda normal. Como a maioria de nós está no segmento mais alto, isso significa que você será taxado por cerca de 53%. Veja [3] para obter detalhes sobre os impostos sobre o rendimento.


Total a pagar: 53% dos 2300 euros é de 1219 euros.


Vender em 2 anos, onde o preço da ação é de 15 euros.


Neste exemplo, você apenas obteve metade das suas opções de ações, de modo que 500 são.


Montante de dinheiro que as ações valem se você as vende no mercado - valor que você tem que pagar para exercitá-las - impostos.


Se você decidir vender as 500 ações restantes em 2 anos, não há impostos adicionais devidos ao governo. Então, esse é um lucro puro, a menos que você deixe a empresa e não ganhe essas opções de ações, obviamente.


Vender em 4 anos, onde o preço das ações é de 20 euros.


1000 * € 20 = € 20.000.


Montante de dinheiro que as ações valem se você as vende no mercado - valor que você tem que pagar para exercitá-las - impostos.


Vender em 4 anos, onde o preço da ação é de 5 euros.


Montante de dinheiro que as ações valem se você as vende no mercado - valor que você tem que pagar para exercitá-las - impostos.


Perdas ficcionais: € 5.000 - € 10000 - € 1219 euro = - € 6210.


Opção 2 - Aceitar com uma restrição para não exercer antes do final do terceiro ano.


Aceite em forma escrita dentro de 60 dias e amp; Prometo ao governo belga que você não exercerá e vende antes do final do ano 3.


Na opção 2, o provedor de folha de pagamento receberá aviso de "COMPANHIA" que você aceitou as opções de compra de ações. Alguns contratos podem ter uma cláusula neles que a possibilidade de exercer essas opções de ações terminará dentro de 10 anos, mas isso, obviamente, pode variar de contrato para contrato. Além disso, você promete ao governo que você não exercerá e vende no prazo de 3 anos.


A taxa de tributação padrão é a seguinte:


Os primeiros 5 anos do contrato são estimados que você receberá 9% de lucro fictício, por cada ano adicional você poderá exercer as opções de ações, e um adicional de 0,5% será adicionado a esse lucro fictício. Neste exemplo, você receberá impostos de 11,5%. Este número de "estimativa de lucro" é uma regra estabelecida pelo governo belga. Veja [1] para detalhes da lei.


Limitações.


Você DEVE responder por escrito que aceita a oferta. Este aviso de aceitação por escrito deve ser fornecido ao seu empregador. Seu empregador é responsável por arquivar isso contra seus impostos de renda. Você NÃO pode exercer as opções de compra de ações antes do final do terceiro ano da data de início. Você deve exercê-los antes do final do 10º ano ou antes do final do contrato.


Você é tributado antecipadamente por lucros potenciais. Isso é bom porque, se se revelar um lucro maior do que o lucro estimado de ficção, você ganha tudo o que está acima do que é tributado e você não precisa pagar imposto sobre esse lucro. Taxas de imposto mais baixas.


Cálculos.


Custos de compra das opções de compra de ações.


1000 * € 10 = € 10.000.


Lucro ficcional você será taxado.


11,5% de € 10.000 = € 1150.


Este 1150 euros será adicionado ao seu papel de folha de pagamento como um determinado bônus que você fez, mas você, obviamente, não receberá o dinheiro em sua conta, uma vez que você "obteve" eles em opções de ações que você decidiu apostar. Eles "adicionam" isso no 60º dia da notificação por escrito que "COMPANY" deu. Então foi 5 de março. 60 dias depois é 4 de maio, isso significa que você verá o lucro potencial fictício em seu papel de folha de pagamento em maio.


Dependendo do seu suporte fiscal, isso será tributado como renda normal. Como assumirei que você cai em um segmento bastante alto, isso significa que você será taxado por cerca de 53%. Veja [3] para obter detalhes sobre os impostos sobre o rendimento.


Total a pagar: 53% de € 1150 é de € 609,5.


Venda em 2 anos, onde o preço da ação é de € 15.


Ei, você prometeu NÃO vender! Ir para a prisão. Na verdade não, mas você terá que ser tributado como na Opção 1. Além disso, todas as ações a seguir seguirão a taxa de imposto de 18%.


Neste exemplo, você apenas obteve metade das suas opções de compra de ações, de modo que 500. Além disso, você prometeu NÃO exercer e comercializá-las. Se você fizer isso, você receberá impostos retroactivos na taxa maior.


Montante de dinheiro que as ações valem se você as vende no mercado - valor que você tem que pagar para exercitá-las - impostos.


Se você decidir vender as 500 ações restantes em 2 anos, não há impostos adicionais devidos ao governo. Então, esse é um lucro puro, a menos que você deixe a empresa e não ganhe essas opções de ações, obviamente.


Vender em 4 anos, onde o preço da ação é de 20 euros.


1000 * € 20 = € 20.000.


Montante de dinheiro que as ações valem se você as vende no mercado - valor que você tem que pagar para exercitá-las - impostos.


Vender em 4 anos, onde o preço da ação é de 5 euros.


Montante de dinheiro que as ações valem se você as vende no mercado - valor que você tem que pagar para exercitá-las - impostos. Obviamente você é melhor não se exercitar e vendê-los.


Perdas ficcionais: € 5.000 - € 10000 - € 609,5 = - € 5609.5.


Opção 3 - Exercício e venda sem aviso prévio.


Você não está tomando nenhuma ação em relação ao nosso fornecedor de folha de pagamento. Isso deve ser explicitamente mencionado para o fornecedor da folha de pagamento / "COMPANHIA" que deseja tomar a ação "Sem ação".


Na opção 2, o fornecedor de folha de pagamento NÃO receberá aviso de "COMPANHIA" que você aceitou as opções de compra de ações. Alguns contratos podem ter uma cláusula neles que a possibilidade de exercer essas opções de ações terminará dentro de 10 anos, mas isso, obviamente, pode variar de contrato para contrato.


Uma vez que você só exercerá e vende sempre que a empresa se torne pública, você será tributado pelo lucro real que você fez.


Limitações.


Taxa de imposto de potencial muito maior.


Não há custos antecipados.


Cálculos.


Custos de compra das opções de compra de ações.


1000 * € 10 = € 10.000.


Vender em 2 anos, onde o preço da ação é de 15 euros.


Neste exemplo, você apenas obteve metade das suas opções de compra de ações, de modo que 500. Além disso, você prometeu NÃO exercer e comercializá-las. Se você fizer isso, você será taxado na taxa maior.


Montante de dinheiro que as ações valem se você as vende no mercado - valor que você tem que pagar para exercitá-las - impostos.


€ 15.000 - € 10000 = € 5000.


€ 5000 * 0,53% = € 2650.


Vender em 4 anos, onde o preço da ação é de 20 euros.


1000 * € 20 = € 20.000.


Montante de dinheiro que as ações valem se você as vende no mercado - valor que você tem que pagar para exercitá-las - impostos.


€ 20.000 - € 10000 = € 10000.


€ 10000 * 0,53% = € 5300.


Vender em 4 anos, onde o preço da ação é de 5 euros.


Montante de dinheiro que as ações valem se você as vende no mercado - valor que você tem que pagar para exercitá-las - impostos. Obviamente você é melhor não se exercitar e vendê-los.


Perdas ficcionais: € 5.000 - € 10000 = - € 5000.


Atribuição.


Esta informação foi obtida durante um período muito longo. Gostaria de agradecer ao FOD Financiën da Bélgica (Departamento Ghent) e à empresa não atribuída e à Acerta que ajudaram a obter toda essa informação. Muito obrigado a Wim Leers pelo diagrama!


Quando podem ser concedidas opções de ações ou warrants ao Diretor de uma empresa de gestão?


A Bélgica tem regras fiscais pessoais muito atraentes que regem a concessão de opções de ações ou warrants a uma pessoa física. No entanto, alguns indivíduos prestam serviços através da sua empresa de gestão ("MgtCo"), que está sujeita ao imposto de renda das empresas da Bélgica. A MgtCo terá, assim, concluído um contrato de serviço independente com o seu cliente e faturará este último em conformidade (principalmente mensalmente). Uma carta circular administrativa de 14 de abril de 2017 explica em que condições podem ser concedidas opções de ações ou warrants ao Diretor da MgtCo.


O que é uma "opção" ou "garantia"?


Uma opção de compra de ações é o compromisso assumido por uma empresa - ou uma empresa relacionada - a certos beneficiários que este "pode" (ou seja, sem qualquer "obrigação") comprar ações dessa empresa a um preço de compra pré-definido (denominado preço de exercício ou preço de exercício) em um futuro momento. Um warrant deve ser distinguido de uma opção de compra de ações, uma vez que o último se refere a ações existentes. Por outro lado, um warrant refere-se a novas ações que serão emitidas após um aumento de capital após o exercício do mandado. Por essa razão, a emissão de mandados requer uma intervenção notarial.


Um beneficiário - pessoa física - é tributado com base em tributos fixos.


Especificamente, se o beneficiário de opções de ações ou warrants é uma pessoa física, regras de imposto pessoal muito atrativas aplicam-se quando essa pessoa recebe opções de ações ou warrants gratuitamente ou a preço reduzido de uma empresa (ou uma afiliada deste último) com a qual (s) ) ele tem uma relação comercial. Com efeito, a base tributável desse benefício em espécie é assim determinada numa base global que está sujeita a taxas de imposto pessoal progressivas (máximo 50%) na Bélgica. Em resumo e, no melhor dos casos, devido a uma redução de 50% da base tributável se as condições forem satisfeitas: a base tributável equivale a 9% do valor de mercado das ações subjacentes no momento da oferta das opções de compra de ações ou warrants. Quando a greve equivale a, pelo menos, o valor de mercado das ações subjacentes na oferta, não se prevê a segurança social da Bélgica. Os ganhos de capital emergentes realizados em ações, após o exercício da opção de compra de ações ou de warrant, são, em princípio, isentos do imposto pessoal da Bélgica.


Em que condições podem ser concedidas opções ou warrants ao Diretor de uma empresa de gestão?


No entanto, e se uma pessoa natural prestar serviços através de um MgtCo que, portanto, emite faturas sujeitas ao imposto corporativo da Bélgica? Pode o grupo ao qual o MgtCo presta serviços, assim, conceder opções de ações ou warrants ao Diretor do MgtCo? Em caso afirmativo, como o Diretor será tributado sobre o benefício correspondente em espécie?


Estas são questões importantes, uma vez que, de um ponto de vista estratégico, muitos grupos preferem apenas permitir que uma pessoa natural - sendo o Diretor MgtCo - tornando-se acionista e não tanto o MgtCo. De fato, a MgtCo é principalmente envolvida nas atividades operacionais do dia a dia, que devem ser estritamente separadas do envolvimento estratégico como acionista.


Especificamente, essas consultas são abordadas em uma carta circular administrativa 2017 / C / 21 de 13 de abril de 2017. É necessário dizer que estas são diretrizes bem-vindas em vista de esclarecimentos administrativos para a comunidade empresarial.


A carta circular confirma que o Diretor - pessoa física é elegível para as referidas regras fiscais pessoais atrativas que definem a base tributável de montante fixo do benefício em espécie. Um ponto fundamental é que a MgtCo, do ponto de vista jurídico, deve ser a entidade que presta serviços ao seu cliente (concedendo opções de ações ou warrants), enquanto que, do ponto de vista fiscal, o Diretor do MgtCo exerce suas atividades profissionais na benefício do MgtCo e não muito em benefício do cliente da MgtCo.


No entanto, esta circunstância factual implica que a opção ou a garantia não se relaciona com as ações de uma empresa à qual o Diretor presta serviços. Na verdade, a opção de compra de estoque ou a garantia também se relaciona com o cliente de terceiros do MgtCo. Como resultado, o benefício em espécie não pode ser reduzido em 50%, o que implica que, no melhor dos casos, é igual a 18% do valor de mercado das ações subjacentes no momento da oferta da opção ou da garantia.


Para evitar dúvidas: é totalmente irrelevante se o MgtCo é ou não um diretor da empresa que concede as opções de ações ou warrants.


Essas diretrizes administrativas aplicam-se à concessão de opções de ações ou warrants a partir de 14 de abril de 2017 o mais cedo possível.


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B & amp; A Accountants wordt VMB.


B & amp; A Accountants wordt sinds oktober 2018 versterkt porta de VMB groep.


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Pós-navegação.


Stock Appreciation Rights (SAR) – Belgian tax treatment.


Many companies want to provide long term incentives to their employees, which are related to company stock. To this purpose a stock option plan, a share purchase plan or other share based remuneration scheme can be set up.


It is, however, not always possible for an employer to use actual company shares to be used in such a scheme. For example when the company’s shares are not quoted on any stock exchange, company shares may not be available to be used in a share plan. As an alternative to an actual share plan, use could be made of so-called Stock Appreciation Rights (SAR) or Phantom Shares.


A Stock Appreciation Right strongly resembles a stock option, but instead of actually selling shares to the beneficiary, an entitlement is granted to a future cash payment. Under a SAR there are no share transactions with the employee, but only cash payments. The amount of the cash payment is dependent on the evolution of the value of the company or of company shares. Also similar to stock options, there usually are a number of conditions to be met before the actual cash payment will be earned and paid out.


In this way, a SAR can be defined as:


a conditional entitlement to a future cash payment of which the amount is equal to the increase in value of company (or other) shares as measured in the time period between the granting of the SAR and the exercise of the rights on the cash payment by the beneficiary (i. e. the exercise moment).


In Belgium, SAR are not a common long term incentive. It can, however, occur that individuals, who are employed within a multinational group of companies receive SAR from the foreign parent company or head office of the Belgian local subsidiary or branch office.


The question then arises as to the tax treatment in Belgium of the benefits, derived from the SAR scheme. More specifically one has to determine the moment on which the benefit becomes taxable (at grant, at vesting, at exercise….) and the amount of income on which tax is due.


Ruling request – plan features.


An interesting ruling was issued in 2018 by the Belgian tax authorities relating to a foreign SAR scheme, where benefits where granted to Belgian beneficiaries.


In the case at hand, the SAR were offered to Belgian beneficiaries by the foreign parent company of the Belgian employer. Upon vesting (i. e. when the conditions of the plan are met), the beneficiaries may receive a cash payment, which then is not made by the foreign parent company, but which is directly paid out by the Belgian local employer. All beneficiaries were private individuals, who were residing in Belgium and who were subject to the normal Belgian income taxes for resident tax payers.


In order to increase employee retention, a vesting period was defined under the SAR scheme. The beneficiaries could only exercise their entitlements after a period of time and provided that they were still employed by the company at the moment of vesting of the SAR. Employees, who would in the meanwhile leave the company would lose any unvested rights (and future cash payments) under the scheme.


Employees could participate in the scheme on a voluntary basis, by accepting a formal SAR grant within a period of 90 days. The SAR could not be transferred by the employee (except in case of death, where a transfer would me made to his heirs).


The plan had a vesting scheme over a period of 3 years: after each year 1/3 of the SAR grants did vest (i. e. the related rights to cash payments were definitively acquired by the beneficiary). In special cases, vesting was accelerated (death of the employee, incapacity to work due to accident or illness, retirement or take over of the company).


At the moment of vesting, there was no automatic payment of the cash remuneration. The beneficiary still had to ask for the payment (through a formal exercise notice) and could do so up to 10 years following the grant of the SAR (except in case of dismissal for cause, as a result of which the unexercised SAR entitlements were lost).


In case a beneficiary wanted to receive the cash payment (after the vesting took place), a formal exercise notice needed to be filed and payment would be made within a period of 10 days following the exercise moment. The cash payment was equal to the increase in value of the company’s shares between the moment of grant and the moment of exercise. It could therefore be beneficial to the employee not to immediately exercise vested SAR as the value of the underlying shares could still increase through time.


All entitlements under the scheme were lost either:


10 years after the grant within a period of 90 in case the employment was ended and vested SAR were not yet exercised 12 months after the end of the employment in case of death or disability.


In case of termination of the employment by the employer for cause, all entitlements were lost. This did not only apply to unvested SAR, but also to SAR which had already vested but were not yet exercised. The Belgian employer had made an exception to this part of the plan and had confirmed that in case of dismissal for cause, vested SAR would be paid out anyhow.


Ruling of 15 October 2018.


Belgian tax law has no specific rules relating to SAR benefits. They are to be treated under general tax law.


In the ruling, the tax authorities confirm that the SAR benefits are taxable as regular income from employment under article 31, second section, 2° of the Belgian Income Tax Code (ITC).


When looking at the timing of the taxable event, reference was made to article 360 ITC, which mentions that tax is due on taxable income, which has been obtained by the tax payer in the course of the income year. For the SAR one then further had to determine the moment on which the related income was actually obtained by the employee.


In many cases, the moment on which income is obtained coincides with the moment on which a cash payment is made to the beneficiary. This is, however, not always the case. For SAR it is possible that income is earned upon vesting, but that the cash payment is delayed up to the moment when the formal exercise notice was submitted by the employee and when the payment was made to the employee.


For Belgian income tax payments, income is only ‘obtained’ by an employee if he can actually immediately collect the related cash payment.


Under the rules of the SAR plan, the beneficiary could at the earliest collect any cash payment after the end of the vesting period (each year 1/3 of the SAR entitlements did vest). Upon vesting, the beneficiaries could submit an exercise notice up to the end of the 10 year expiration period of the plan. Since the SAR could not be transferred (except in case of death) the beneficiary was not able to accelerate the plan benefits by selling the SAR to a third party.


The actual entitlement to the cash payment therefore only arises upon exercise. After that moment, payment is due by the Belgian employer within a period of 10 days. The amount of the payment is then equal to the value of the shares of the company at exercise minus the value of the shares at grant. This implies that at the moment of vesting, the amount to be paid to the employee is not yet consolidated.


For this reason, the Belgian tax authorities are of the opinion that the SAR benefits are not yet taxable at vesting, but only become taxable upon exercise. At that moment the amount to be paid can be determined and payment can be claimed by the employee. The taxes are subsequently calculated on the amount of cash which is effectively paid out. This amount is also to be mentioned on formal Belgian tax pay documents (fiche 281) by the Belgian employer.

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